Creative Hack – Hackeando Processos Criativos

No último sábado (11/11), uma parte dos criativos daqui da Antares participou do curso Creative Hack – Hackeando Processos Criativos, realizado pela Camino School, nos estúdios da RCTV – prédio do Sistema Correio. Ao longo do dia, três profissionais da área publicitária lideraram as palestras e dinâmicas. Foram eles: Dimas Rohn, Alexandre Pons e Geraldo DeLima.


Além do nosso diretor, Junior Guerreiro, estiveram presentes no curso nossos criativos: Igor Tadeu, Steven Ellison, Leandro Nobre, Rubens Sousa, Kaio Cordeiro. Passaram o dia inteiro imersos em cases, processos criativos, brainstormings e troca de experiências.
Foi discutido lá que a marca precisa planejar e seguir uma única direção. Não é possível, ou não é preciso, atingir todos os públicos. Mesmo em tempos de diversidade na propaganda, dificilmente vamos contemplar todos. Eliminemos o que não precisa!
Para pequenas ou grandes campanhas eficazes, um brainstorming bem feito vale muito. A seguir, nós descrevemos o passo a passo ideal para isso.

Técnicas de Brainstorming
01 – Cronometrar (20 – 30 min)
02 – Soltar as ideias no papel
03 – Escrever palavras aleatórias sobre o tema
04 – Combinar 2 a 2, 3 a 3
05 – Pensar ao contrário (think big… think small)
06 – Pensar ao contrário de novo – como consertar o que seria um grande erro?
07 – Peneirar [exercitar o desapego]
08 – Desdobrar [ver onde vai dar]
09 – Ócio criativo [a pausa que é trabalho]
10 – Serendipity [quando o acaso lhe pega]

Ao final do curso, a turma foi dividida em três para gerar uma campanha, baseada num erro da Skol, no carnaval passado. O primeiro grupo ficou com a missão de tentar se redimir durante a campanha mal sucedida. O segundo grupo teria que criar uma solução, em resposta à primeira. Já o terceiro grupo ficou com a missão de criar uma nova campanha para o carnaval do ano seguinte. Neste processo de criação e apresentação das campanhas, todos interagiram, discutiram e trocaram ideias, finalizando o dia com muita riqueza de detalhes.

“O MUNDO É UM SEUPERMERCADO, MEU FILHO. O QUE VOCÊ QUER?”

Comentários

Deixe o seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *