5 motivos para você começar hoje a fazer o planejamento de conteúdo da sua empresa.

Quem trabalha com estratégias de Marketing em seu negócio certamente já ouviu falar sobre o planejamento de conteúdo, principalmente neste momento em que tantas ações são pensadas para o ambiente digital, por conta de redes sociais, e-mail marketing etc.

Porém, ainda é muito comum que as marcas façam seus conteúdos de forma não planejada. Com isso, acabam perdendo a chance de construir um conteúdo rico que atinja os melhores resultados.

Pensando na importância de planejar corretamente e no quanto isso pode ser o diferencial que uma marca precisa, reunimos neste texto 5 motivos para que você comece a fazer o planejamento de conteúdo da sua marca hoje mesmo. Continue a leitura e confira!

Por que fazer o planejamento de conteúdo de uma marca?

1.   Para criar relacionamento com o público-alvo

Muito mais do que comprar produtos, os consumidores hoje em dia querem interagir com a marca. Isso significa que o conteúdo é parte essencial do processo de venda, principalmente nos canais digitais.

É por este motivo que as grandes marcas cada vez mais têm planejado seu tom de voz, seu posicionamento diante de fatores externos e seus valores. E tudo isso precisa ser comunicado através de uma estratégia que envolve muito planejamento para garantir que o consumidor absorva essas informações de forma relevante – e é aí que mora a importância de um planejamento de conteúdo!

2.   Para se consolidar como referência em seu segmento de atuação

O planejamento de conteúdo também é importante para posicionar uma marca em seu segmento de atuação. Isso se dá tanto para sair na frente em relação à concorrência quanto para que o público-alvo enxergue uma empresa não apenas como vendedora de produtos e serviços, mas como uma autoridade no assunto.

Conteúdo relevante constrói maturidade para a empresa, que passa a ser vista como uma fonte segura de conhecimento e, automaticamente, tende a ganhar a preferência do consumidor no momento de decisão de compra.

3.   Para ganhar visibilidade de forma relevante

O objetivo final de uma área de marketing obviamente é vender! Porém, este objetivo nem sempre é atingido se toda a comunicação for pautada somente por oferta e incentivo direto à compra.

O planejamento de conteúdo é importante porque direciona a estratégia da marca para um ganho de visibilidade de forma relevante, abrindo caminho para que o conteúdo seja feito de acordo com a necessidade do consumidor e vá de encontro àquilo que ele busca.

Lembre-se de que produto por produto, o mercado está cheio – basta olhar para os seus concorrentes. Logo, o conteúdo é uma forma de destacar sua empresa e ser visto com relevância no meio da multidão.

4.   Para educar o consumidor

Se você vende commodity, talvez pense que não precisa educar o consumidor sobre como usar seu produto. Porém, você pode estar enganado!

Diante da era da inovação que estamos vivendo, até aquilo que é mais usual pode ganhar uma repaginação.

Logo, planejar o conteúdo da marca é importante para que seu time de marketing explore novas possibilidades, abrindo oportunidade para despertar a necessidade, inovar na forma de usar um produto, dar dicas etc.

Um bom exemplo disso são as marcas que vendem produtos para bebê – fraldas, lencinhos e afins. Elas sabem que seus produtos são essenciais para as mães, porém, a concorrência é muito alta.

Diante disso, algumas delas criaram aplicativos e canais de conteúdo com materiais educativos para ajudar as mães em sua jornada com o bebê, muitas vezes dando dicas que envolvem o uso de seus produtos. Muito mais interessante do que ficar somente divulgando o preço e os diferenciais de um produto que, no fundo, é praticamente feito de forma semelhante por todos os concorrentes.

5.   Para demonstrar confiança e credibilidade

Por fim, o que faz um cliente decidir pela sua marca, muitas vezes, é a confiança e a credibilidade que ele sente em relação ao seu produto.

Então, o planejamento de conteúdo é essencial para garantir que estes valores sejam transmitidos e relembrados de tempos em tempos, ainda mais se você é uma marca que está chegando agora ao mercado.

Conteúdo, junto com a humanização de seu processo de venda e pós venda, podem ser os aliados que estão faltando para que você atinja melhores resultados!

Em resumo, podemos concluir que o planejamento de conteúdo é um pilar essencial para que uma marca se comunique do modo mais adequado com seu target, levando informação relevante que contribua com suas necessidades e construindo um caminho de relacionamento com o consumidor para atingir os resultados de negócio esperados.

Gostou das nossas dicas? Quer ficar por dentro de mais conteúdos como este? Então nos siga nas redes sociais, estamos no Facebook e LinkedIn.

Por |2019-09-24T15:16:56-03:0024 de setembro de 2019|Blog, Digital, Inbound Marketing, Marketing Digital|0 Comentários

Deixe um comentário

WordPress Video Lightbox