Antares implanta em seu site ferramenta de acessibilidade para surdos

Por que a acessibilidade na comunicação é tão importante? 

Cada vez mais a acessibilidade vem sendo discutida por aí. Oferecer às pessoas com deficiência (PCD’s) acesso autônomo à mobilidade e equipamentos é uma responsabilidade de todos os setores, inclusive na comunicação.

A acessibilidade na lei 

À medida que o debate sobre a acessibilidade foi ganhando força, a sociedade civil começou a cobrar do estado políticas públicas sobre isso. Um dos resultados foi a Lei 10098, sancionada em dezembro de 2000, chamada de Lei da Acessibilidade. O objetivo da legislação é garantir a mobilidade das pessoas com diversos tipos de deficiência (física, auditiva, visual, entre outras).

Em 2004, foi publicado o decreto nº 5296, que trouxe regulamentações mais específicas sobre a promoção de acessibilidade. A publicação reforça a necessidade de investir nessa questão, inclusive nos meios de comunicação.

Alguns dados sobre pessoas com deficiência no Brasil 

Segundo o IBGE, 45,6 milhões de pessoas no Brasil possuem algum tipo de deficiência, seja física, visual, auditiva ou motora. Desse número, 10 milhões são surdos.

Além das pessoas com deficiência visual, os surdos também têm dificuldades de leitura, pois muitos não são alfabetizados na língua portuguesa e a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) possui estrutura diferente. Por isso, nem sempre eles conseguem compreender notícias e informações em sites.

A tecnologia em favor da acessibilidade na comunicação 

A tecnologia vem cada vez mais avançando e trazendo mecanismos para facilitar o dia a dia das pessoas com deficiência. Existem computadores adaptados para deficientes visuais e sistemas que promovem a acessibilidade na comunicação.

Um desses sistemas é oferecido pelo Assista Tecnologia em Acessibilidade. A ferramenta oferece tradução de vídeos e textos para LIBRAS e já é utilizada em sites e salas de cinema. Além disso, possui a opção de adaptar as cores e tamanho dos textos para pessoas com algum tipo de deficiência visual.

Pensando em tornar a comunicação democrática e acessível, a Antares Comunicação é a primeira agência de Marketing e Propaganda da Paraíba a implantar esse sistema em seu site institucional. E por acreditar que uma sociedade justa deve ser inclusiva, estamos apresentando e incentivando os nossos clientes a investirem em acessibilidade como forma de incluir em seus setores todos os campos da sociedade.

Por |2019-07-26T17:40:10-03:0026 de julho de 2019|Blog, Digital, Institucional|0 Comentários

Deixe um comentário

WordPress Video Lightbox