Marketing Offline ainda funciona?

Todo bom empreendedor sabe que uma estratégia de marketing bem elaborada, produzida e executada é uma das chaves para o sucesso do negócio.

Mas como saber em qual meio investir? Se a comunicação deve ser feita no meio digital ou offline?

No artigo de hoje, vamos ajudar você a entender se ainda vale a pena se promover por Marketing Offline ou é melhor montar estratégias apenas para ambientes digitais.

Vamos lá?

 

Devemos levar em consideração que o mundo está conectado. As pessoas verificam preços, modelos, variedades, ofertas, validades, cores, texturas… Tudo pela internet. Assistem a vídeos de outras pessoas testando inúmeras coisas e até ensinam como fazer você mesmo. Por isso, divulgar sua marca com estratégias de marketing digital é importante para a empresa.

Mas isso exclui o Marketing off-line?

Primeiro, vamos entender um pouco o que é o Marketing Off line.

 

O marketing offline é simplesmente o que conhecemos como marketing tradicional e que existe há décadas, desde antes da popularização da internet.

Ele é constituído por propagandas de televisão e rádios; confecção de panfletos, anúncios em jornais, revista, outdoor, mala direta; telemarketing, promoções, eventos e outros. Toda forma de divulgação que não esteja veiculada na internet.

Quem achou que essa forma de propaganda morreria se enganou feio. Afinal de contas, ainda andamos pelas ruas e vemos anúncios fixados em ônibus e outdoors que chamam nossa atenção, ouvimos rádio enquanto dirigimos, assistimos à televisão, folheamos revistas e participamos de festas, feiras e eventos.

Nada disso deixou de fazer parte da nossa rotina e com a ajuda da tecnologia, esse cenário apenas aumentou. Podemos ver pequenas inserções de anúncios veiculados em totens dentro dos shoppings e em TVs dentro de alguns transportes públicos, indicando que o marketing off-line ainda funciona.

 

O Marketing offline está vivo e você não precisa escolher entre um e outro. A melhor solução é somar as duas estratégias e atingir o público referente a cada uma delas.

Incorporar ações de Marketing Off-line ao mundo digital vai potencializar seus resultados e trazer muito mais credibilidade e autoridade para seu negócio.

Vamos te mostrar três motivos que mostram o porquê de usar essa forma de marketing e como funciona.

 

  1. Conhecer de perto a realidade do seu cliente

O encontro presencial com seus clientes continua sendo uma ferramenta poderosa. O contato físico torna o relacionamento mais empático e ajuda a conhecer melhor o seu cliente, permitindo que você aperfeiçoe e torne o seu negócio mais sólido.

E se o seu negócio for baseado no comércio local, que atenda uma determinada região bairro ou comunidade, essa prática se torna ainda mais importante.

O Ideal é você ter sua marca no ambiente digital, como redes sociais, sites e outros e também manter a presença física, com ações em eventos e divulgação em mídias offline. Lembre-se que a chamada “propaganda boca a boca” torna seus resultados muito mais satisfatórios.

 

  1. Eventos presenciais geram um excelente retorno

Participações em eventos ajudam a dar notoriedade à marca e torná-las relevantes ao público.

Exemplos de ações que você pode realizar para dar destaque a sua marca são tardes de cafés com clientes, participar de eventos importantes e stands da marca em feiras.

 

  1. A sua criatividade em atrair o cliente pode gerar mídia espontânea – inclusive na internet

O marketing offline também permite que você aflore sua criatividade e atraia a atenção das pessoas de forma positiva e impactante. Ações dessa natureza podem gerar mídia espontânea (publicidade gratuita). Quando o impacto da ação é grande, as pessoas podem compartilhar o seu conteúdo naturalmente e gerar mais resultados para você.

A Coca-Cola, por exemplo, continua investindo em marketing offline e acaba gerando valor para sua marca. Quem nunca ficou tocado com caminhões de Natal que visitam as cidades.

 

Outro exemplo bom é a Netflix. Que mesmo sendo uma startup totalmente online, decidiu promover a temporada da série “Orange Is The New Black” localmente. Ela simplesmente teve a ideia de transformar a fachada de um prédio em Paris numa prisão feminina – que é o cenário principal da série:

 

Ações como essa ajudam a promover a marca e levam experiências diferentes as pessoas.

 

Bem, agora que você já sabe que o marketing offline ainda é uma ótima opção de marketing para o seu negócio, que tal investir um pouco?

Esperamos que tenha ajudado. Até a próxima!

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