Quarta Nobre | Mindfulness

A Quarta Nobre é um projeto idealizado na Antares na década de 90 e que resolvemos resgatar agora, no início de 2019. A cada primeira quarta-feira do mês nós trazemos um convidado para falar um pouco sobre um determinado tema, seja ele diretamente ligado à nossa área de atuação ou que nos ponha em contato com vertentes que compõem ações dos mais diversos ramos profissionais.

Uma das nossas intenções com esses encontros é permitir que os nossos colaboradores, sobretudo os que lidam com criatividade, possam adquirir o máximo de experiência, conhecimento e repertório para o dia a dia, mas há uma natureza de ordem maior que diz respeito a trabalhar o conhecimento de cada um e, principalmente, o conhecimento de si mesmo. Nesse ponto, o Mindfulness, nosso tema central da última quarta, é essencial, como foi colocado na apresentação do nosso facilitador e especialista, o professor Petrônio Borges.

Mindfulness por Petrônio Borges

Em poucas palavras podemos dizer que é um estado de consciência plena. São práticas voltadas para desenvolver a capacidade da natureza humana de estar plenamente presente. A principal técnica é a concentração, alinhando os pensamentos as ações.

Ao praticar mindfulness, não há ganhos. Quando se ganha, alguém perde, isto é uma ilusão de separatividade, o que não é o propósito da prática. Na prática, há uma desconstrução da ideia ilusória que criamos do ser humano, devemos perder pensamento e sentimentos relacionados ao ego. Aprendendo a desconstruir ansiedade, antipatia, egoísmo, hostilidade, ira, mau-humor, medo, preocupação e raiva.  Ao praticar frequentemente, afloráramos em nosso ser, a autoconsciência emocional, ambiental e corporal. Tais práticas, permite a oportunidade de elevar a natureza que cada ser humano tem, como: amizade, amor, bondade, empatia, simpatia, compaixão, altruísmo, felicidade e equanimidade.

Esta é a restauração da nossa real natureza, comportamento perdido em muitos de nós, seres humanos, em que as atuações espontâneas de um indivíduo beneficiam outros. Mindfulness é uma prática milenar que chegou ao ocidente com a vinda dos orientais. Hoje, a prática está cada vez mais presente em nossas vidas profissionais e pessoais.

Sou muito grato em poder apresentar tal prática ao time Antares, onde a receptividade e concentração foi praticada por todos com louvor.  E juntos compreendemos a necessidade de uma mente que normalmente é agitada pela vida contemporânea. Verificamos que é possível ter uma mente centrada, com práticas que auxiliam o treinamento da mente nos proporcionando bem-estar e felicidade, para enfrentarmos os desafios desta vida tão frenética. 

A mente é seletiva, procura dar importância ao que ela entende ser importante. Mas nem sempre o importante para a mente é o importante para nós. Nós somos os senhores da mente, podemos dizer a mente que o mais importante são ações que possam ajudar ou contribuir com o maior números de pessoas possíveis.
(Petrônio Borges)


Por |2019-07-12T15:14:19-03:0012 de julho de 2019|Blog, Marketing Digital, Notícias Agência|0 Comentários

Deixe um comentário

WordPress Video Lightbox